Buscar
  • Do lado di cá

Hoje vamos de... Dicas para o QUARTINHO DO BEBÊ!



Desde que recebemos a notícia de que um bebê está a caminho, muitas são as expectativas e preocupações, seja o rostinho do seu bebê, planos para o futuro, e....o quartinho, não é mesmo? Não há cômodo mais importante na casa do que o quarto da criança. Nesse sentido, alguns itens são indispensáveis para deixar este ambiente mais prático, completo, agradável e seguro.

Principalmente para as mamães de primeira viagem não correrem o risco de se atrapalhar no final da gestação, é aconselhável se organizar e comprar algumas peças com antecedência. Mas são tantas coisas que ficamos até um pouco perdidos! É por isso que vou dar algumas dicas sobre como organizar melhor o quarto do seu bebê. Acompanhem!

Um quarto de bebê deve ser arejado, bem iluminado e precisa ficar o mais afastado possível de ruídos. É bom também dar atenção a detalhes como a cor das paredes, porque elas ajudam a controlar o humor da criança. Cores claras, como o branco, rosa ou azul claro, passam tranquilidade e mantêm o pequenino relaxado. Já para aguçar a curiosidade, você pode utilizar cores mais fortes, como o vermelho, amarelo ou turquesa. Papéis de parede são outras ótimas opções para deixar o ambiente mais estimulante e, ao mesmo tempo deixar o quarto bem bonito e infantil.

Na hora de escolher os móveis, preocupe-se, acima de tudo, com a segurança que eles darão ao bebê.

O básico é um berço, armário ou cômoda, trocador e uma cadeira ou poltrona de descanso. Ao comprá-los, avalie as suas necessidades e tome cuidado com as medidas do quarto. Anote as dimensões do cômodo e carregue com você ao pesquisar os móveis. Independente do tamanho, é aconselhável comprar na proporção exata, pois você terá soluções específicas de organização de acordo com o espaço disponível na casa.

Pense na disposição dos móveis de acordo com as funções. No quarto, a mãe amamentará, trocará fraldas e roupas, colocará o bebê para dormir e, no futuro, brincará com ele no chão. Leve em consideração essas atividades na hora de organizar tudo.

O berço vai ser a cama do pequeno por pelo menos dois anos, existem vários tipos e valores de berço para você escolher. Independente de qual você comprar, lembre-se de verificar se há selo de segurança, se ele segue as normas do Inmetro para que não represente nenhum risco.

Recomendações importantes:

– Escolha modelos com as grades espaçadas entre 4,5 e 6,5cm, assim não há perigo de que a cabeça, ombros ou mãos possam ficar presas. É importante que as grades tenham travas de segurança, além de ajustes para ir abaixando o estrado, conforme a criança vai crescendo.

– Se o berço tiver rodinhas móveis, pelo menos duas delas devem ser fixas ou conter travas.

– O espaço entre o estrado e a lateral não pode ultrapassar a 2,5cm e o espaço entre as ripas do estrado tem que ser de, no máximo, 6cm para evitar acidentes.

– Já o colchão, precisa ser firme, com densidade apropriada, porque os bebês ficarão deitados por muitas horas. Veja também se ele possui proteção contra infiltração de líquidos, se é anti ácaro, fungo e mofo.

– Para melhor bem-estar, é recomendável que o berço seja colocado longe da janela para evitar correntes de ar.

Uma boa dica para você que não tem muito espaço no quarto do bebê, são cestos embaixo do berço. Dentro deles, você pode colocar mantinhas e brinquedos do pequeno. Só tome cuidado para manter o espaço sempre limpo, sem poeira, para garantir a saúde do bebê.

A amamentação é recomendada por pelo menos 6 meses, então nada melhor do que uma boa e confortável cadeira para que a mamãe faça isso sem problemas! Cadeiras de balanço são ótimas para tranquilizar o bebê quando ele estiver chorando, além de tornar esse momento uma experiência ainda mais íntima e especial.

A cômoda deve ter uma altura apropriada para que você troque as fraldas do bebê sem machucar suas costas, afinal serão mais de mil trocas de fralda só no primeiro ano! Isso e também um espaço razoável para que você possa guardar todas as roupinhas da criança. Mas se você preferir um armário, lembre-se de colocar o trocador por perto para ter tudo que precisa à mão, como as roupas, o kit higiene, fraldas, lenços umedecidos, pomada contra assaduras, etc. Os organizadores de tecido, além de bonitos, são práticos e funcionais. Use-os para guardar as fraldas e outros itens que desejar.

Dentro do armário: prateleiras nas portas internas são ótimas ideias para otimizar o espaço. Os cestos também deixam as roupas e acessórios do bebê mais organizados. Cabides com números que indicam o tamanho das peças também são indicados.

Mas, alguns pais optam por não comprar armários para o quarto do bebê, seja por vontade própria ou grana curta, o melhor a fazer é colocar uma prateleira com um tubo de alumúnio ou mesmo um cordão para pendurar as roupinhas em cabides.

Depois de cuidar desses aspectos essenciais você poderá continuar a decoração com bichinhos de pelúcia – desde que antialérgicos – pendurar objetos no teto para enfeitar e distrair o bebê enquanto ele estiver no berço e tudo mais que você achar interessante. Mas, lembre de se perguntar se o objeto é seguro para a criança e também de não deixar o quarto cheio, porque pode aumentar o risco de acidentes e diminuir o espaço livre, o que pode causar desconforto.

Outro item que merece toda a atenção é o enxoval! Além das roupinhas, os protetores de berço, edredons, lençóis, mantas e toalhas de banho também precisam ser estocadas. Por isso, compre vários jogos para poder usar quando os demais estiverem sendo lavados.

Cortinas ou persianas são ótimas opções contra o excesso de luminosidade e trazer aconchego ao quarto do bebê, e é importante que sejam feitas de materiais leves e laváveis. A vantagem da persiana é que ela não acumula tanto pó e é mais fácil de limpar, já a cortina é mais charmosa. Veja qual opção melhor se encaixa melhor à sua necessidade.

Seguindo estas dicas, você conseguirá organizar bem o quarto do seu pequeno e contar com mais conforto na hora de realizar as atividades necessárias.


2 visualizações

Rua Emancipadores do Município, 356

sala 09 | Centro | Itupeva - SP

© 2019 do lado di cá

  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone Pinterest
Assine a nossa newsletter