Buscar

Como planejar e decorar quartos de adolescentes?


Bom, podemos dizer que essa não é uma tarefa muito fácil, são dois universos, o da infância e o da vida adulta, cruzados no quarto de um adolescente. Como decorar o quarto de alguém que ainda não é um adulto, mas também não é uma criança?

Aqui vai uma importante dica: Ter consciência das necessidades e gostos do adolescente é essencial para conseguir a decoração ideal para cada perfil.

É normal que o período de transição entre a infância e a adolescência sugira mudanças no quarto do pré-adolescente, afinal, o adolescente quer um espaço só para ele. O quarto, mais que apenas um quarto, é também um espaço de socialização com os amigos, um espaço de estudo, de diversão, e o ideal é que tudo isso seja abraçado pela decoração.


Estar atento para os hobbies do adolescente e sua própria personalidade vai tornar o quarto mais útil para ele. Esporte, poesia e viagem são passatempos que podem estar traduzidos na decoração do quarto, seja através de cartazes, adesivos nas paredes ou móveis, almofadas com formatos diferenciados, raquetes e quadros podem retratar com facilidade a personalidade do dono do quarto.

Para alcançar esse resultado, em que o adolescente se sente totalmente à vontade em seu espaço, não é necessário gastar muito, podemos reaproveitar os móveis usados na decoração anterior, com criatividade e uma mão de tinta podemos criar um ambiente novo. Observar o que pode ser reutilizado e reformado é uma opção, e investir nos detalhes mínimos que fazem parte da decoração, como quadros e ursos, garante que o projeto de reforma do quarto não saia caro.

A quantia de cor e vida que o quarto vai ter, principalmente nos detalhes que o enfeitarão, vai depender do próprio adolescente, alguns são mais introspectivos, outros gostam mais de videogame ou esporte.

Ter isso em mente auxilia na escolha dos móveis que serão colocados no local. Se o adolescente tem mais interesse em filmes e videogame, por exemplo, a televisão do quarto pode ser maior. O quarto deve ser pensado de acordo com a necessidade de quem vai usar, afinal, o quarto é um refúgio para o adolescente. Organização e bom senso são palavras de ordem para levar em consideração os pedidos do adolescente ao montar o novo quarto. Em um quarto pequeno pode ser possível até mesmo montar um pequeno closet, para as meninas, ou arranjar espaço para a bicicleta e outros hobbies que o jovem tiver. Em espaços assim, investir em bastantes espelhos ajuda a dar a impressão de que o espaço é maior. Murais nas paredes também dão a possibilidade de o próprio jovem personalizar seu quarto, seja colando fotos, avisos ou desenhos.

Dicas gerais:

Hobbies - O ambiente precisa estar decorado levando em consideração gostos e hobbies dos adolescentes.

Paredes - Usar cores neutras, como branco e cinza, nas paredes garante que a decoração não fique carregada de informação ao investir nos outros detalhes.

Cores - As cores podem estar presentes em enfeites, quadros e até mesmo adesivos nas paredes. Os móveis também podem ganhar destaque com cores.

Brinquedos - A depender do adolescente e de sua proximidade com a infância, ursos e carrinhos podem enfeitar estantes.

Espaço de socialização - O quarto é também um espaço de socialização com amigos, e por isso é bacana que haja sofá ou cadeiras. Embuti-las em outro móvel, como num baú, é uma dica.

Estudo - É importante existir mesa de estudo no quarto, e ela pode ser colocada no canto de parede, para economizar espaço.

Espelhos - A maioria das adolescentes são vaidosas, por isso investir no espelho já é uma boa escolha. Além disso, espelhos criam a sensação de ampliação do espaço.


8 visualizações

Rua Emancipadores do Município, 356

sala 09 | Centro | Itupeva - SP

© 2019 do lado di cá

  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone Pinterest
Assine a nossa newsletter