top of page
Buscar
  • Do lado di cá

Cantinhos...use o seu também!


Sabe quando você já deu o jeito em tudo que queria em seu ambiente, mas daí você olha para aquele cantinho vazio e pensa: “o que eu poderia colocar ali?”. Você fica com aquela sensação de que algo está faltando.

Todos sabemos, que os imóveis estão ficando com dimensões cada vez mais reduzidas, por este motivo, é preciso pensar bem na decoração dos espaços para poder aproveitar todos os cantinhos da casa. Sabemos também, o quanto é difícil integrar esses cantinhos vazios ao restante da decoração de sua casa.

Para isso, o ideal é tentar distribuir as funções mais importantes do cômodo nos locais com mais espaço, deixando os cantinhos para funções de apoio ao layout principal. Alguns móveis ou peças decorativas podem auxiliar neste momento, evitando espaços ociosos.

Outra alternativa para os pequenos espaços são os usos de itens decorativos, como espelhos, quadros ou esculturas que dão vida às paredes vazias e deixam o ambiente mais charmoso. Ao optar por adornos, escolha itens que ocupem bem o espaço para que não fiquem ‘soltos’ do restante da decoração. Quando o espaço é ocupado por um móvel maior, o ideal é evitar o uso de peças muito grandes, pois podem atrapalhar a circulação e deixar o aspecto do ambiente entulhado. Poltronas, pufes, mancebos, carrinhos e pequenos aparadores são uma ótima opção. De uma forma geral, a melhor maneira de aproveitar estes cantinhos da casa é pensar nos seus desejos e necessidades. Se gosta de receber amigos, por exemplo, um bar compacto e charmoso pode ser uma boa opção para ocupar o espacinho ocioso. Para aqueles que gostam de plantas, um pequeno jardim vertical pode complementar a decoração e ainda serve como uma horta. Existem muitas opções de adornos e móveis que se encaixam nestes locais menores. Uma boa estratégia é contrapor peças de design mais marcante com móveis de linhas puras e cores neutras. Contudo, não existem regras, o mais importante é ficar feliz com o resultado.

Então, para resumir, aqui vão algumas ideias garimpadas, pequenas soluções para esses cantinhos, que vão servir de inspiração.


Biblioteca de canto: o espaço é aproveitado de maneira inteligente e não sobra espaço morto, como é comum em outras tantas estantes. Televisão: O canto da sala não é um mau lugar para a sua tv. Na verdade, ele é até bem bom, pois te dá a flexibilidade de assistir à televisão a partir de dois ângulos Escrivaninha: Quem disse que a mobília não pode ir para o canto? Se o espaço for suficiente, a mesinha pode dar um charme todo especial ao seu ambiente. Prateleiras: Algumas prateleiras no cantinho da sala, além de muito bonitas, podem ser muito úteis! Cantinho da leitura: Ler é sempre bom, não é mesmo?! E você nem precisa de muita coisa além de um bom livro, um lugar confortável para sentar e iluminação. Cabana: Quem nunca brincou de cabaninha quando era criança? Mas desmontar e arrumar tudo depois era tão chato… Muito melhor ter uma cabana ali no cantinho prontinha para a hora da brincadeira. Verde: As plantas são sempre muito bem-vindas, pois trazem vida e frescor ao ambiente. Existe uma para cada cantinho: a que precisa de sol, a que não precisa de sol, a que precisa só de vez em quando… Não tem desculpa para não ter pelo menos uma em casa! Iluminação: Um canto também é um ótimo lugar para uma luminária. Quanto maior a luminária, maior o seu destaque no ambiente. Banco: Em uma sala de estar ou em uma sala com múltiplos usos, um banco no cantinho pode ser muito útil. Acompanhado de uma mesinha transformam o cantinho em um ótimo lugar para tomar um café da tarde. Quadros: E quando você só que dar up naquele cantinho que você acha sem graça, vá de quadros, pôsteres, desenhos… Vale até adesivo de parede! Nichos: os nichos podem transformar a parede da sala, do corredor ou de qualquer cômodo em um outro ambiente. Sendo embutidos na parede ou feito para fora,ganharemos espaço para usar Oratórios, hortas e até um mini escritório.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page