top of page
Buscar
  • Do lado di cá

E hoje vamos de...Tapetes!



A grande maioria das pessoas (e dos meus clientes) ficam em dúvida quanto a grande variedade, tipos de tapetes e como saber qual combina mais com cada ambiente de sua casa. Pensando nisso seguem algumas dicas para ajudar a solucionar dúvidas sobre esse assunto.

Os tapetes são, em primeiro lugar, elementos que demarcam espaços.

Suas formas, dimensões, materiais e texturas resultam em diferentes sensações. Ao juntar diferentes peças de mobiliário, um tapete pode definir áreas de estar ou de permanência. Neste caso, além da própria dimensão do tapete, é necessário considerar o quanto as peças de mobiliário vão sobrepor sua borda ou mesmo se nenhum móvel ficará sobreposto. Essa escolha determina a impressão final a respeito da dimensão do ambiente.

Tapetes médios ou grandes com móveis sobrepostos criam um plano de fundo mais amplo e, por isso, conferem a sensação de que o ambiente é maior. Esse recurso funciona muito bem para tapetes lisos, com padrões neutros ou listrados. No caso de tapetes com padrões mais trabalhados é difícil estabelecer uma regra. Eventualmente, sobrepor peças de mobiliário sobre um tapete de padronagem carregada gera um efeito demasiadamente pesado, o que induz ao uso de tapetes ligeiramente menores, centralizados, sem móveis sobrepostos.

Muitas pessoas evitam o uso de tapetes porque aumentam os sintomas de alergia. No entanto, é possível escolher modelos que evitam esse tipo de problema. O material mais indicado para alérgicos são os que possuem 100% Nylon em sua composição, já que não soltam fios ou pelos como os de composição natural, que é o caso do algodão, por exemplo. Não existem modelos que evitam acúmulo de poeira, é necessário utilizar aspirador de pó todos os dias para evitar acúmulos diários.

A frequência da limpeza(lavagem) dependerá da circulação do ambiente, caso seja intensa, será necessário uma lavagem a cada seis meses. Se for um espaço pouco utilizado, poderá ser feita anualmente.

Em ambientes pequenos, alguns tipos de tapetes são mais indicados para trazer sensação de amplitude. É aconselhável tapetes sob medida, de densidade de fios mais baixos, de cores em tons mais claros, com desenhos ou estampas mais delicadas, sempre delimitando os espaços de acordo com a divisão dos ambientes para criar a sensação de um espaço mais amplo.

Já no dormitório, pode-se se especificar tapetes nas laterais da cama, na frente da cama ou no formato de um “U”, encobrindo a extensão por fora dos pés da cama e subindo por fora pelas laterais até as mesas de cabeceira.

Na cozinha, os tapetes são indicados apenas se forem com finalidade decorativa ou por necessidade do cliente em questões de segurança, quando se tem um piso extremamente escorregadio. Mas normalmente não se utilizam tapetes nesta área. Devem ser sintéticos com antiderrapante.

Os tapetes devem combinar com os móveis ou cores das paredes? Ele deve ser escolhido de acordo com móveis, tons dos revestimentos das paredes e dos elementos principais do ambiente. O material, a cor e textura do piso serão fundamentais e decisivos para a definição do tapete, pois como exemplo, um modelo de cores escuras quando colocado sobre um piso escuro, poderá visualmente diminuir um ambiente ou até mesmo passar despercebido quando selecionamos uma cor clara onde já se tem tons claros no piso.

É importante ressaltar que não existe uma regra rígida, tudo depende da proposta do projeto de ambientes. Ele pode ser tanto um complemento da decoração de um ambiente, como o elemento principal. Quando o espaço já possui muitas informações de cores, podemos até trabalhar com desenhos, porém nos limitamos a tons mais neutros e vice e versa.

O tapete pode adquirir uma função simbólica como é o caso dos tapetes persas, que conferem um ar bastante nobre aos ambientes. Outro caso, é o dos tapetes de fibra natural, geralmente mais despojados. Enfim, agora é só escolher!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page