top of page
Buscar
  • Do lado di cá

Teoria das Cores na decoração...regras que todos deveriam saber!


A grande maioria das pessoas gostam de decoração, mas a falta de experiência ou conhecimento específico acabam pesando um pouco, tornando - a um pouquinho chata. Quando falamos em cores, elas não só costumam causar muita dúvida, mas também são um dos elementos que causam mais impacto em um ambiente. Qual a combinação ideal? Posso usar rosa e verde, azul e amarelo? Para ajudar um pouco, vamos entender como usar a roda de cores para montar um decoração bacana para os seus ambientes?!

A Roda de Cores fornece uma representação visual de quais cores combinam. Ela remove todas as suposições. A maioria dos modelos são compostos de 12 cores essenciais, entretanto, na teoria, a roda de cores poderia ser expandida para incluir um número infinito de tons.


Cores básicas

A gente sempre aprendeu que as cores essenciais são as 7 cores do arco-íris, mas o fato é que a roda tem realmente 12 cores. Elas se dividem em:

Cores primárias: Vermelho, azul e amarelo. Não são resultante da mistura de nenhuma das cores. Cores secundárias: Laranja, roxo e verde. São resultante da mistura de duas das cores primárias. Cores terciárias: Os seis tons são resultantes da mistura das cores primárias com as secundárias.

Começar qualquer interior com uma das cores da roda de cores pode ser uma opção para quem vai optar por um ambiente bem colorido.

Modificando as cores com as cores neutras

Uma vez escolhida a cor básica, fica fácil criar as diferentes versões de uma mesma família. Tudo o que você precisa é combinar a cor escolhida com uma cor neutra, seja para clareá-la ou escurecê-la.

Clareamento: cor obtida através da adição de branco. Sombra: cor obtida através da adição de preto. Saturação: cor obtida através da adição de cinza. Quanto mais cinza se adiciona à cor, mais neutra ela se torna.

Entendendo a temperatura das cores

Você já deve ter ouvido que as cores podem ser quentes ou frias. Essa temperatura descreve onde a cor está na roda de cores.

Vermelhos, laranjas e amarelos costumam ser considerados cores quentes ou ativas. Elas são mais vibrantes e parecem trazer uma sensação de vivacidade e intimidade para o espaço. Em contraste, roxos, azuis e a maioria dos verdes são as cores frias. Elas podem ser usadas para acalmar uma sala e trazer uma sensação relaxante.

Ao escolher a temperatura de cor para um espaço, você também deve considerar seu tamanho. Uma cor quente em um quarto muito pequeno poderia tornar as coisas um pouco claustrofóbicas. No entanto, usar cores frias em um quarto espaçoso poderia deixar as coisas meio vazias, com aquele sentimento que falta alguma coisa.

Esquema de cores complementares

Podemos dizer que em se tratando de esquemas de cores, as complementares são as mais simples. São as cores que se encontram em direções opostas na roda de cores. Normalmente uma cor atua como o tom dominante e a outra como um atenuante. Isto significa combinações como vermelho e verde, azul e laranja, ou amarelo e roxo.

Essas combinações de cores são extremamente contrastantes, o que significa que é melhor utilizá-las em pequenas doses e quando você quiser chamar a atenção para um elemento particular do design.

Se você gosta da ideia de cores complementares, lembre-se de utilizá-las com muitas cores neutras, pois é importante que o seu olho tenha espaço para descansar. O impacto do contraste das cores pode ser muito agressivo se você exagerar.

Esquema de cores complementares decompostas

As cores complementares decompostas podem ser uma escolha mais segura para você que acha as cores complementares ousadas demais. Para fazer este esquema de cores, você deve primeiro escolher o seu tom de base. A seguir, ao invés de escolher a cor que está logo a frente da roda de cores, você escolhe os dois tons que estão ao lado desta cor oposta.

Esses dois tons irão proporcionar uma sensação de mais equilíbrio para o ambiente. Você ainda vai ter o impacto visual de cores ousadas, mas vai ser capaz de incorporar mais cores sem depender dos neutros para acalmar o espaço.

As cores complementares decompostas funcionam melhor quando você usa a sua cor de base como cor dominante. No entanto, ao invés de escolher um tom saturado, tente se concentrar em uma cor mais delicada. Assim, você pode abusar mais dos outros dois tons em alguns detalhes do espaço.

Esquema de cores análogas

As cores análogas são as três cores em sequência de uma roda de cores. Você poderia, por exemplo, escolher o vermelho, laranja e amarelo ou o vermelho, roxo e azul.

O segredo para usar bem esse esquema de cores é a proporção. Você escolhe uma cor para ser a dominante, uma outra cor que complemente essa escolha e uma terceira mais vibrante.

Você também pode criar um esquema de cores similar, usando tons neutros. É conhecido como um esquema de cores monocromáticas. Basta escolher preto, branco e cinza no lugar dos tons mais brilhantes e chamativos.

Esquema de cores tríade

A tríade se refere a escolha de 3 cores, assim: os espaços entre elas, na roda das cores, devem ser todos iguais. As cores primárias, são um exemplo perfeito de tríade, assim como as cores secundárias.

Esse esquema de cores costuma ser bastante contrastante, por isso, é muito comum vê-lo em quartos infantis e lúdicos.

Vale lembrar que a teoria das cores é bem mais complexa e mais extensa que este artigo, mas meu intuito é encorajá-los a experimentar algumas dessas lições em casa, sem medo de errar!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page